HOME | SOBRE | FAQ | CONTATO | ANUNCIE |

BOX BRAIDS: DÚVIDAS, DICAS, CUIDADOS E INSPIRAÇÕES

As box braids são tranças soltas, de origem africana, feitas com fibras sintéticas, que são trançadas ao cabelo natural. Eu estou morrendo de saudade das minhas trancinhas e se quiser saber as respostas para as principais dúvidas, dicas, cuidados e inspirações para quem também se rendeu às box braids, que são bem mais que moda, são resistência, história e herança cultural do povo negro, é só continuar lendo o post!



QUAL O MATERIAL UTILIZADO PARA FAZER AS BOX BRAIDS?
Os materiais mais utilizados são o kanecalon, jumbo e lã. Apesar de ser o mais caro dos três, o jumbo é o meu preferido, fica lindo e pesa menos que o kanecalon. Não gosto muito do acabamento das box braids de lã, porém isso é questão de gosto pessoal e o que te deixa linda mesmo é usar aquilo que faz com que você se sinta bem! 

COMO AS TRANÇAS SÃO FEITAS?
O cabelo natural é trançado junto com a fibra sintética (kanecalon, jumbo, etc.) na espessura e comprimento escolhido, finalizando queimando as pontas da tranças ou com choque térmico. O mais indicado é que você procure uma trancista profissional para fazer as box braids, porém tem um monte de tutorial internet à fora ensinando como fazê-las. Separei dois que achei super explicativos e coloquei abaixo!



É POSSÍVEL FAZER AS BOX BRAIDS EM CABELO CURTO?
Sim, desde que o cabelo tenha pelo menos 5 cm de comprimento.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA AS QUE AS TRANÇAS SEJAM FEITAS?
Isso vai depender da espessura e comprimento das tranças. Eu colocava de espessura média e comprimento até um pouco acima do bumbum, demorava em média 7 horas com duas trancistas trabalhando.


DÓI?
Sim, não posso mentir pra vocês, dói e não é pouco não, viu? rs Dói porque é necessário que a trancista aperte bem o couro cabeludo para que as tranças fiquem firmes. A dor/incômodo dura mais ou menos uma semana, até que você se acostume com as tranças.

QUANTO CUSTA?
O valor final depende do material utilizado, comprimento das tranças e também do valor da mão de obra no lugar onde você mora. A última vez que coloquei as box braids, em março desse ano, aqui na minha cidade mesmo (Juiz de Fora - MG) custou R$200,00 de mão de obra + R$150,00 de material (10 pacotes de jumbo).


QUAL A MANEIRA CORRETA DE LAVAR AS BOX BRAIDS?
É só diluir um shampoo de sua preferência com água em um borrifador e ir borrifando nos espaços entre as tranças. Acho ideal dar um espaço de tempo de no mínimo uma semana entre as lavagens, pois lavar o cabelo com frequência fará com que as tranças ''envelheçam'' mais rápido e por estar envolvido pela fibra sintética, o cabelo estará protegido de agentes externos, sujando menos e excluindo a necessidade de lavá-lo todos os dias.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVE-SE FAZER MANUTENÇÃO?
No máximo 3 meses. Nesse período o cabelo natural já cresceu o suficiente para embolar e, caso não tire as tranças/faça manutenção, criar nós e se quebrar.



AS TRANÇAS FAZEM O CABELO CAIR?

Não, muito pelo contrário, as tranças incentivam o crescimento do cabelo e por isso são muito utilizadas durante o processo de transição capilar. O que acontece é que nós perdemos em média 100 fios por dia e, enquanto estamos com as box braids, esses fios ficam presos nas tranças e só se desprendem quando as desmanchamos, dando a impressão de houve uma grande queda de cabelo.

Antes de que eu decidisse colocar minhas box braids, eu pesquisei muito e acabei conhecendo o canal da Juliana Padilha, do blog Break Feminino. No canal, encontrei uma playlist com 5 vídeos em que a Ju responde essas e outras dúvidas, fala sobre medos e inseguranças e muito mais em relação as box braids. Para acessa a playlist, é só clicar aqui

Gostaram do post!? Caso tenham alguma dúvida sobre box braids, que não respondi aqui, é só deixar um comentário! Em breve vou falar sobre outros dois métodos de extensão capilares que testei: entrelace e crochet braids.

Beijos!
Base feita por Bia Rodrigues | Layout personalizado por Jaqueline Souza .